Olhar Crítico

Participação

Explico sempre que, quando o cidadão não está satisfeito com os rumos que o país está tomando, é hora de mudanças, entretanto, as alterações não podem ser delegadas a quem quer que seja, mas sim por intermédio da participação ativa na vida política da sociedade e isso não se restringe apenas às votações e as urnas eletrônicas. É preciso mais, principalmente no que diz respeito ao estudo eficaz da Política, da vida partidária numa Nação. Mas se for para me ater apenas ao processo eleitoral, é preciso que o sujeito social saiba que o prazo para regularizar sua situação junto à Justiça Eleitoral se encerra no dia 4 de maio, portanto, daqui a um mês. O processo vale para aqueles que têm pendências junto ao TSE ou almejam tirar o título eleitoral pela primeira vez.

 

Política

Como iniciei a temática neste domingo tratando das questões envolvendo o mundo da política, ou melhor, da eleição que esse ano definirá os novos integrantes dos legislativos estaduais e federal, bem como os ocupantes dos Executivos nas duas instâncias das unidades estaduais e no Palácio do Planalto, creio que seja necessário o cidadão levar em conta qual sociedade quer ver erigida das urnas a partir de outubro. Como sempre faço, meu escopo aqui não é levantar bandeira para um dos lados dos que se apresentam na peleja eleitoral-partidária de logo mais em outubro, mas tão somente apelar para o bom-senso daqueles que podem votar: não há mais espaço para a raiva, o rancor e a ideia de vingança e reacionarismo e aplausos à torturadores. Todos esses sentimentos desprovidos de razão levou o país ao lamaçal em que se encontra no presente. Basta olharmos para os índices inflacionários e os preços nos supermercados e não adianta virem com aquele discurso pronto de que tudo o que aí está é fruto da pandemia e da Guerra no Leste Europeu. A maior parte do problema do presente é fruto de escolhas feitas há quatro anos.

 

Literatura

É interessante notar como literatura, política e questões sociais andam sempre juntos. Talvez isso ocorra por conta do material utilizado pela ficção: o existir do humano. Neste sentido, recomendo a releitura do capítulo 4: Ideia fixa, do clássico machadiano Memórias póstumas de Brás Cubas. Já tratei desse assunto aqui em outras ocasiões, portanto, não enfatizarei o conteúdo, apenas indicarei como significativa a leitura atenta dos três parágrafos que compõem a seção. Também indico o romance Terra estranha (2018), de autoria do romancista estadunidense James Baldwin (1924-1987). Aos interessados, boa leitura!

 

Infanticídio

Conforme notícia veiculada por este jornal no meio da semana que terminou ontem, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Penápolis emitiu parecer em que sugere o afastamento de três conselheiros tutelares, como desdobramentos do infanticídio registrado na cidade no primeiro mês deste ano em que uma criança que não havia atingido 24 meses de vida foi a óbito. Em virtude disso, a delegacia da defesa da mulher pediu a prisão da mãe e do padrasto, no que foi atendida pela Justiça local, portanto, o casal aguarda preso os desdobramentos da investigação. Diante dos fatos e do que foi apurado, o CMDCA quer o desligamento por tempo determinado dos integrantes do Conselho Tutela. Sem querer sentenciar, pois não é esse o meu escopo, mas é preciso ter claro que alguém falhou na proteção à essa criança, até porque já haviam denúncias que a vítima era agredida.

 

Eleição

É importante que a sociedade saiba, depois de transcorrido todo o processo, inclusive com a ampla defesa, conforme prevê a legislação, quem são os conselheiros afastados, bem como as razões que levaram a adoção dos procedimentos. Em meu singelo entendimento, isso se faz necessário porque eles foram eleitos pela população a quem os cargos pertencem de direito, sendo que cabe às instituições públicas a gestão de tais postos. Portanto, por ocuparem tais assentos em função de procedimento eleitoral, entendo que os munícipes devem saber quem são os tais membros do Conselho Tutelar e as causas, para que num próximo pleito, os cidadãos possam exigir melhorias nos processos que definem os habilitados a participar do processo de escolha. É preciso que os postulantes conheçam de maneira profunda o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) não somente no que diz respeito aos direitos que eles são possuidores, mas também os deveres.

 

Dengue

Enquanto o mundo e em Penápolis, a situação não poderia ser diferente, se descabela por conta da pandemia que já ceifou a vida de mais de 650 mil pessoas aqui no Brasil, em nossa cidade, a dengue está alastrando e, segundo noticiou o INTERIOR, o município pode ter registrado uma morte provocada por dengue hemorrágica. O que fazer, meus caros leitores? Eis a pergunta que não quer se calar há pelo menos uns 35 anos. Já se passou centenas de vezes o carro da pulverização, muito se falou, propagandeou, alardeou, sem, no entanto, se debelar a doença e, mais do que isso, eliminar os criadouros do mosquito transmissor da moléstia. Será falta de informação ou ignorância de alguns que não eliminam os focos que se transformam em incubadora para novos mosquitos? Parece-me que aqui não se trata de apontar o dedo em riste para ninguém, mas apenas e tão somente, fazer uma reflexão com a devida acuidade, pois tudo indica que aquele mesmo refrão que utilizei muitas vezes, também é válido para esses casos: “para quem os sinos dobram”.

 

Solidariedade

Está programado para acontecer em maio um evento de significativa importância no campo social e de solidariedade de Penápolis. De acordo com os organizadores, no dia 22 daquele mês acontecerá um Leilão de gado objetivando arrecadar fundos para duas instituições sociais de nossa cidade: Lar Vicentino e Associação de Apoio Casa de Penápolis em Barretos. O evento acontecerá na Fazenda Boa Vista, de propriedade de Benone Soares de Queiroz Júnior, “Benoninho”. Além do pregão bovino, haverá almoço com início às 12h e encerramento previsto para às 14h30.

 

Pizzas

E já que a temática é solidariedade, acrescento aqui a informação de que o Centro Espírita Allan Kardec promoverá no dia 14 de maio, a tradicional Pizza Solidária objetivando melhorias no CEAK que promove palestras espíritas e outros trabalhos sociais de significativa envergadura em Penápolis. Os interessados em apreciar as pizzas que terão três opções poderão retirar as iguarias na sede da instituição na avenida Luiz Osório, 1262, na região central da cidade, entre às 11h e às 14h30. E-mail: gilcriticapontual@gmail.com, d.gilberto20@yahoo.com,   www.criticapontual.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *