Locomotivas econ么micas

Gilberto Barbosa dos Santos

 

Escrever sobre o Brasil e suas mazelas n茫o 茅 novidade nenhuma e chega a ser chato, pois estou correndo o risco de ser repetitivo e enfadar os meus leitores 鈥 se 茅 que eu tenho algum. Ent茫o qual o conte煤do que devo usar para preencher esse espa莽o semanal e entreter o meu p煤blico? Se fosse na 茅poca da Ditadura Militar (1964-1989), quando a manifesta莽茫o do livre pensamento era vetada por leis truculentas, s贸 restavam aos jornais e aos cronistas publicarem receitas de bolo, versos de Cam玫es ou estampar enuncia莽玫es ir么nicas sobre qualquer fato isolado da vida cotidiana. Mas a era dos coturnos j谩 passou e as liberdades foram restitu铆das pela Constitui莽茫o de 1988 鈥 mesmo ela tendo alguns dispositivos que precisam ser regulamentados e mais brasileiros a lerem 鈥 o que foi um grande avan莽a num pa铆s que guarda v铆nculos com um passado em que o trabalho alheio nunca havia sido valorizado e continua n茫o sendo.

De qualquer forma, abordar a Terra de Pindorama 茅 sempre alvissareiro quando se observa que ainda h谩 brasileiros que desconhecem a hist贸ria de seu pr贸prio pa铆s, colocando em suspei莽茫o ou d煤vida determinados fatos, como o pr贸prio regime de exce莽茫o que durou um quarto de s茅culo. Pode-se n茫o ser favor谩vel a uma ideia de esquerda, contudo, n茫o se pode negar os fatos 鈥 tive aulas com alguns professores que foram torturados a mando de generais e seus galard玫es. Nesses arroubos passadistas, ainda 茅 poss铆vel encontrar pessoas que dizem que naqueles tempos, as coisas eram diferentes e n茫o tinham como ser de outra maneira. N茫o havia internet, n茫o existia computadores de ponta, a tecnologia n茫o era t茫o avan莽ada como 茅 hoje; os ve铆culos automotores eram outros e as informa莽玫es demoravam para chegar e quando apareciam, via impressa, estavam truncadas ou censuradas. Mas quem acredita que a ditadura militar foi ben茅fica para o Brasil deve ter l谩 suas raz玫es e eu respeito todas elas, mesmo discordando.

Agora 茅 preciso ter claro algumas quest玫es emblem谩ticas que muitos desconhecem e, em virtude disso, acabam dizendo coisas sobre as quais n茫o t锚m conhecimento correto do que est谩 propalando. 脡 comum escutar em alguns momentos, que os 14 anos de governo petista foram os melhores que este pa铆s j谩 vivenciou e inclusive o Brasil deixou de ser devedor do FMI (Fundo Monet谩rio Internacional) e foi adjetivado como credor. Em linhas gerais, creio ser importante, mesmo que forma sint茅tica, explicar como funciona o Fundo Monet谩rio 鈥 贸rg茫o da ONU [Organiza莽茫o das Na莽玫es Unidas] para fins econ么micos. O organismo 茅 formado pelos pa铆ses membros da ONU e enviam recursos monet谩rios para compor uma esp茅cie de reserva internacional de recursos financeiros que podem ser utilizados pelas na莽玫es-membros em seus momentos de dificuldades econ么micas. Muitos pa铆ses com problemas de caixas e de reservas cambiais recorrem ao FMI, deixando de ser credores, abra莽ando o adjetivo 鈥渄evedores鈥. O Brasil, durante muito tempo, ficou nessa segunda qualifica莽茫o e somente no come莽o deste Terceiro Mil锚nio conseguiu inverter essa condi莽茫o, contudo, n茫o foi gra莽as a um governo, como muitos querem acreditar, motivados por propagandas ideol贸gicas, mas por um conjunto de fatores.

Parece-me que a situa莽茫o come莽a a ser resolvida, mesmo que lentamente, no primeiro governo depois da redemocratiza莽茫o, mais especificamente no mandato de Fernando Collor de Mello 鈥 gest茫o marcada pelo confisco da caderneta de poupan莽a e, pela primeira vez o impeachment dum presidente deste que a lei foi criada em 1952. Lembro-me duma fala do ex-presidente em que este dizia que os carros brasileiros eram carro莽as e que s贸 iriam melhorar se as montadoras fossem assombradas pela abertura do mercado. E a铆 est谩, os ve铆culos brasileiros competindo em p茅 de igualdade com os importados, sendo que muitas montadoras transferiram para c谩 seus parques fabris. Todavia, o que marcou aquele governo foi justamente a corrup莽茫o, um carro da marca Elba, cheques, PC Farias, dela莽茫o do irm茫o de Fernando Collor e o confisco da poupan莽a como ferramenta macroecon么mica de tirar dinheiro de circula莽茫o, pois se acreditava que este fosse um dos males da infla莽茫o e o pr贸prio papel-moeda em sua condi莽茫o de mercadoria se defasava diariamente, assistindo seu valor de face se derretendo em menos de 24 horas.

Claro que a queda de Collor de Mello marcou a ascens茫o de seu vice, Itamar Franco (1930-2011), cujo curto mandato marcou o aparecimento de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) para al茅m da Sociologia e dum dos l铆deres das Diretas-J谩. Ele foi o ministro de Itamar respons谩vel pela cria莽茫o do Real [moeda] que come莽ou a circula莽茫o ap贸s o ado莽茫o da URV (Unidade Real de Valor) que vigorou por um ano objetivando retirar de circula莽茫o a infla莽茫o residual capaz de contaminar o futuro econ么mico do Brasil, mais conhecido como indexa莽茫o dos pre莽os que h谩 d茅cadas vinha assombrando a vida dos brasileiros, principalmente aqueles que iam aos supermercados de manh茫, encontrando os pre莽os dum jeito, mas caso esquecessem de alguma coisa e voltassem para buscar depois do almo莽o, com certeza, encontraria outro valor fixado na mesma mercadoria. Acompanhei bem esse processo de dentro do IFCH (Instituto de Filosofia e Ci锚ncias Humanas) da UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas) onde participarei de v谩rios debates, mesas-redondas, cursos e col贸quios sobre a nova moeda. Havia ainda o Instituto de Economia que 鈥 com liga莽玫es cepalinas, ou melhor com o universo desenvolvimentista 鈥 tamb茅m promovia eventos de significativa import芒ncia para se compreender o Real e a URV.

Da mesma forma que me lembro desses acontecimentos, minha mem贸ria ainda guarda as palavras de ordem, os chav玫es que um determinado partido e seus asseclas apregoavam naqueles tempos, afirmando que o plano Real era eleitoreiro e produzido pela direita capitalista 鈥 como se fosse poss铆vel no Brasil existir tal ideologia 鈥 e liberal para enganar o eleitorado e continuar no poder. 脡 significativo observar que na sequ锚ncia do lan莽amento do plano, Fernando Henrique Cardoso foi eleito presidente do Brasil e continuou seu projeto de reformar o Estado Brasileiro. Foi bem-sucedido at茅 onde conseguiu levar o seu prop贸sito, com um quanto de observa莽玫es feitas por Max Weber em seu livro sobre burocracia e voca莽茫o, mais especificamente na obra Parlamentarismo para uma Alemanha reordenada. Na esteira de modernizar o Estado brasileiro e a sociedade a partir de fundamentos macroecon么micos, criou programa que, at茅 hoje, evita que uma institui莽茫o financeira, em m谩 situa莽茫o econ么mica, contamine o sistema como um todo. Claro, na 茅poca ele foi acusado de proteger os interesses de determinados banqueiros, contudo, foram esses mecanismos que evitaram que o Brasil entrasse no olho do furac茫o na crise econ么mica de 2008. N茫o posso esquecer que foi em sua gest茫o que se criou a LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal) que criou ferramentas para punir os prefeitos, governadores e presidentes da Rep煤blica, al茅m de outros gestores p煤blicos que gastam mais do que arrecadam. Novamente essa lei tamb茅m n茫o teve como signat谩rio o partido que sucedeu a Fernando Henrique Cardoso. Entretanto, os 14 anos seguinte, o pa铆s deu um salto em qualidade social, levando-se em conta o que existia antes. Abordarei esse aspecto em outra reflex茫o.

 

Gilberto Barbosa dos Santos, Soci贸logo pol铆tico, editor do site www.criticapontual.com.br, autor do livro O sentido da Rep煤blica em Esa煤 e Jac贸, de Machado de Assis; professor do ensino superior e m茅dio em Pen谩polis; pesquisador do Grupo de Pensamento Conservador 鈥 UNESP 鈥 Araraquara e membro do Conselho Editorial e Cient铆fico da revista LEVS (Laborat贸rio de Estudos da Viol锚ncia e Seguran莽a) 鈥 UNESP 鈥 Mar铆lia; escreve 脿s quintas-feiras neste espa莽o: e-mail:gildassociais@bol.com.br; gilcriticapontual@gmail.com. www.criticapontual.com.br.

 

 

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